PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

21.4.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ piquenicar



As semanas passam a correr, corresse eu tanto como elas e estaria em forma. Tenho andado um pouco mais desleixada com a alimentação, para ser sincera, felizmente este é um diário de uma vida QUASE saudável e põe "quase" nisso. Qual é o segredo para comer bem e saudável quando se está fora de casa? Essa tem sido a minha luta nos últimos tempos, até porque o bom tempo está à porta (embora não tenha encontrado ainda a chave para entrar) e cada vez as saídas vão sendo mais frequentes e eu vejo-me e desejo-me para não comer hot-dogs, fish and chips, pizas e pão às carradas.
Tem-me faltado energia para pôr as mãos na massa e começar a experimentar opções válidas para levar connosco e comermos por aí em jeito de piquenique. As miúdas estiveram de férias e eu aproveitei para experimentar bolachinhas, daquelas que os miúdos adoram cortar com os cortadores de biscoitos e posteriormente decorar com mil e uma cores e brilhos. A conseguir um resultado satisfatório estas poderiam ser um aliado dos nossos passeios de Verão, chega de bolachas de pacote empacotadas com açúcares refinados e gorduras polinsaturadas. Mas como é que eu faço bolachas amanteigadas sem manteiga? Fiz umas onde consegui evitar o açúcar refinado e o glúten mas a manteiga estava lá. 

Ando então a trabalhar nisto, a pesquisar e a reunir coisas boas e saudáveis para os nossos dias de laréu. Hoje partilho alguns dos achados que fiz, ainda não os experimentei mas têm todo o aspeto de transformar qualquer refeição ao ar livre num verdadeiro manjar.

Fiquei também a saber que devo evitar as marmitas de plástico, por conterem bisfenol A prejudicial à saúde quando submetidas a altas temperaturas. Que não é aconselhável levar alimentos como queijo, peixe, leite, camarão, natas e ovos, e que os alimentos biológicos são a melhor opção sempre e em particular neste caso, por apresentarem menores quantidades de pesticidas.


Sugestão um - Salda de grão e laranja [fonte e imagem]
Ingredientes: 1 chávena de grão-de-bico, 1 cenoura ralada, 1 tomate sem pele e sem sementes cortados em cubos, 1 laranja sem casca cortada em cubos e 1 chávena de folhas verdes cortadas (rúcula, alface e acelga).

Modo de preparação: misturar todos os ingredientes e temperar com azeite extra virgem, limão, sal e ervas aromáticas a gosto.

Sugestão dois - Pãezinhos com tomate seco e tomilho [fonte]
Ingredientes: 330gr de farinha de trigo T65, 170gr farinha de trigo integral, 25gr de fermento de padeiro fresco, 50gr de tomate seco, 45ml azeite, 1 colher de sopa de tomilho, 6gr de sal, 2 dl de leite morno.

Modo de preparação: numa taça, colocar  as farinhas, abrir um buraco no meio e juntar  o fermento de padeiro desfazendo-o com as pontas dos dedos e misturando com um pouco de farinha. Tapar com um pano e deixar repousar, em local quente, por 30 minutos. Num recipiente à parte juntar o tomate seco  a 1,5dl de água morna e reservar.
Passados os 30 minutos, juntar à farinha, o azeite, o tomilho, o sal, o tomate seco escorrido e picado e o leite morno. Amassar bem. Formar uma bola, polvilhar com farinha, tapar e deixar levedar durante 1 hora em local quente.
Depois de levedar, faz-se pequenos pães que se coloca num tabuleiro deixando repousar mais 30 minutos. Pincela o pão com uma gema ou clara de ovo e leva ao forno, durante 180 graus, por 25 minutos.

Outras sugestões:
Empadas de couve-flor e repolho


Bom apetite! ♥
[imagem do topo]

Sem comentários:

Enviar um comentário