19.4.17

De ♥ [quase] perfeita ♥ sala de estar


Aqui deste lado a sala de estar é um espaço que exige a minha particular atenção. É nela que passamos tardes de aconchego em família, nela passo, talvez, as melhores horas do meu dia. Nela faço aquilo que gosto (trabalho), nela tenho os melhores momentos lúdicos de brincadeiras com as miúdas e de sessões intermináveis de filmes. Neste sentido, a criação de um espaço em tudo especial e acolhedor, é mais do que uma questão de estética, é uma necessidade habitacional. Há, então, alguns pontos que não devem ser ignorados quando se decide decorar uma sala, quando se quer criar o espaço mais adequado à família em questão.


Escolha de um estilo decorativo
É fundamental decidir que tipo de espaço se pretende. Se se procura um lugar distinto das restantes divisões da casa ou se se prefer manter o mesmo aspeto decorativo e homogénio de todo o interior da habitação.
Na materialização desta tarefa, a execução de um moodboard ajuda a clarificar qualquer dúvida ou hesitação que se possa ter em relação ao ambiente que se pretende, este pode ser físico ou digital e é uma ferramenta indispensável na criação de um conceito inicial.
Recortes de revistas, pedaços de tecidos, um padrão digital, uma frase inspiradora, uma paisagem relaxante, aqui a fonte é inesgotável. A ideia é criar uma composição visual da primeira perceção do ambiente que se pretende criar.


A quem se destina
A sala é um espaço a ser usado por pessoas de várias idades e necessidades, essa heterogeneidade decidirá o que o espaço precisa de ter.
Tendo em conta as necessidades da família, é importante que seja criada uma lista de objetos e condicionantes, a ter em consideração nas escolhas decorativas. Por exemplo: a quantidade de lugares sentados. Na existência de crianças ou bebés, será importante manter alguma fluidez espacial. Se é uma família que gosta de ler, irá precisar de muita arrumação para os livros. Tudo pormenores relevantes na hora de conciliar a estética com a funcionalidade.


Luz natural
O melhor de qualquer espaço de permanência, é a luz natural que ele tem. Seja muita ou pouca, há que tirar o maior partido dela. Numa sala, onde as janelas forem relativamente pequenas, condicionando assim a entrada da luz do sol, a escolha de cores claras e tintas acetinadas nas paredes permitirá maior amplitude à luz natural existente. Um espelho na parede oposta à janela também ajudará a equlibrar a luminosidade na sala.

Consciencialização da escala
A dimensão da sala a decorar é um elemento a ter em conta em todas as decisões que são tomadas ao longo do processo de decoração da mesma. Um sofá fora de escala pode tornar a sala num espaço atulhado. A quantidade exagerada de mobiliário e adereços podem dar uma noção de constante desorganização.
É preciso definir muito bem o que é essencial e o que é superfluo, assim como ter uma noção real do tamanho do espaço a decorar. Por exemplo: o uso de dois sofás mais pequenos permitirão maior versatilidade ao espaço do que um sofá em “L”; uma mesa de apoio em vidro funcionará melhor num espaço pequeno do que uma de madeira maciça.

Se tiveres em conta estas permissas a missão de decorar a tua sala, ao teu estilo, ficará facilitada e com todos os requisitos necessários para ser uma tarefa bem sucedida.
Coragem! Depois quero ver esses resultados ♥

5 comentários:

  1. Adoro o teu cantinho de trabalho ) E as sugestoes sao bem agradaveis como eu gosto :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Matilde :)

      Aqui passo grande parte do meu dia, neste cantinho na minha sala de estar ♥

      Beijinhos

      Eliminar
  2. O teu cantinho (escritório) é tão aconchegante :) Mesmo à tua imagem :) Gosto das tuas sugestões :) Quando um dia tiver a minha casa, venho aqui relê-las!
    Um beijinho Cris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de criar os espaços à nossa imagem, só assim nos sentimos verdadeiramente confortáveis neles... não adianta nada ter o último sofá da moda ou a sala de revista se depois não nos sentirmos bem nela.

      Aqui passso o meu dia... tinha de ser assim... ao meu jeitinho ;)

      Tenho certeza que a tua casa vai ser um mimo...♥

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei das tuas sugestões, mas espero não mexer na minha em breve, pois não tenho jeito nenhum...

    ResponderEliminar